Para aumentar seu bem-estar
- Bárbara Barnabé

- 7 de ago. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de ago.
Bem-estar é definido como a satisfação com a vida e consigo próprio. Como esta não se baseia apenas em habilidades, há muitos quesitos envolvidos para se alcançar a tão valorizada felicidade.

Nossa vida pode ser resumida, de forma simplificada, em três pilares principais:

Pessoal: é tudo que tem a ver consigo mesmo, envolvendo todas as caraterísticas físicas, emocionais e mentais que te tornam único. Pode ser subdividido em:
Saúde mental - não existe uma definição oficial, mas o termo contempla como uma pessoa harmoniza suas ideias e emoções e mantém um equilíbrio entre a pressão externa e o limite interno;
Cuidado corporal - mais do que beleza ou vaidade, inclui também a higiene pessoal e as atitudes de autocuidado, como massagens e até passar um creme;
Saúde física - envolve não apenas os exercícios físicos, mas também o sono adequado e a alimentação correta;
Interpessoal: é tudo que tem a ver com os outros e com a relação com o ambiente ao seu redor, envolvendo atitudes e comportamentos apresentados em cada situação. Pode ser subdividido em:
Amigos - são as relações de profunda conexão escolhidas durante a vida, principalmente por afinidade, o que as fazem muito benéficas;
Família - é o primeiro e um dos mais importantes contatos durante a vida, é no ambiente familiar que se aprende os mais básicos comportamentos e valores;
Relacionamento amoroso - é um desafio diferente das outras relações interpessoais, é quando duas pessoas decidem se comprometer não somente com suas vontades, mas também com as do outro;
Profissional: é tudo que tem a ver com o que o mercado de trabalho precisa e que as empresas procuram em seus funcionários, varia com a função que você desempenha. Pode ser subdividido em:
Hard skills - são as habilidades técnicas e práticas que as pessoas vão aprendendo ao longo da vida que facilitam um melhor desenvolvimento de determinadas funções;
Soft skills - são as habilidades relacionadas ao comportamento individual frente aos desafios da vida e no relacionamento com as pessoas e o ambiente ao redor;
Experiência - é composta por todas as vivências relacionadas aos ambientes de trabalho, mesmo que simulados e não oficiais.
A boa gestão de todos esses aspectos é o que garante um elevado grau de satisfação e bem-estar. Parece difícil quando se expõe tudo assim, porém se dedicando e se esforçando em área por área é possível atingir felicidade e bem-estar. Vamos juntos nessa?
Para começar a se desenvolver, a primeira sugestão é preencher a sua roda da vida, com essa ferramenta fica fácil visualizar qual área está precisando de mais atenção, para então traçar metas e focar esforços para melhorá-la. No modelo, deixei 12 campos em branco, são as partes coloridas da roda, para você preencher com o que fizer sentido na sua vida. Algumas sugestões são:
Espiritualidade
Saúde
Lazer
Desenvolvimento intelectual
Equilíbrio emocional
Felicidade
Realização
Carreira&Trabalho
Finanças
Contribuição social
Família
Amizades
Amor&Afetividade
Vida social
Disposição
Hobbies&Diversão
Autocuidado&Descanso
Realização&Autopercepção
Dê uma nota de 0 a 10 para cada uma delas, avaliando o quão satisfeito está em relação à cada aspecto hoje. Considere apenas o seu julgamento, não padrões ou pressões externas.
Marque cada área no nível que tiver escolhido, aqui geralmente é feito de duas formas (mas não existe certo ou errado). São elas: fazer uma bolinha no centro da linha correspondente, depois ligar todos os pontos e colorir o espaço interno no final ou colorir cada nível até a nota daquela área.
O fato de colorir aqui é muito importante para a visualização, tente fazer nem que sejam listras. Você pode, também, optar por usar cores diferentes para separar os vários campos da vida.
Deixo 2 templates para você usar:
Um em PDF: ideal para quem quer imprimir e colorir e guardar de forma visível. Ele é um modelo flexível e pode se adaptar à diferentes categorias.
Um em Excel: mais prático para gerar a roda automaticamente, porém com campos já definidos.
Por enquanto, avalie o resultado de como anda sua vida sob essa perspectiva dada pela sua Roda da Vida: Ela está em equilíbrio? Está deslocada para algum lado? No que é preciso focar em desenvolver?
Analise e pense:
O que vai bem e deve continuar?
O que você precisa parar de fazer?
O que você gostaria de começar a fazer de diferente?
Nos próximos posts teremos mais dicas a respeito!
Se quiser deixar um comentário abaixo sobre como foi a experiência e quais insights teve após a atividade, ficarei muito feliz em saber. Se tiver alguma dúvida pode entrar em contato pelo formulário na página inicial também. E não deixe de conferir as redes sociais!







Comentários