Como definir seu propósito?
- BƔrbara BarnabƩ
- 8 de nov. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de abr. de 2021
Você jÔ deve ter ouvido falar no propósito de uma empresa. Assim como na missão e na visão. E você pode ter se perguntando o que essas três palavras significam, também qual a diferença para metas e objetivos. Apesar de significados, de certa forma, parecidos, cada uma das cinco palavras representam coisas distintas.

Mesmo não sendo o foco aqui, vou começar explicando o que é missão e visão. Esses dois termos são comumente usados em empresas, ou outro tipo de organizações. O último se refere ao lugar que se deseja conquistar, o que quer ser no futuro, onde pretende chegar, é literalmente onde se vê em algum tempo de forma resumida. JÔ o primeiro envolve as ações que te levam até sua visão, é definido pelo como se pode alcançar e é, dessa forma, o que fornece a diretriz de atuação. Ambos são pautados nos valores da empresa.
Propósito, por outro lado, Ć© muito mais amplo, ele engloba ambos os termos, ele pode ser traduzido no motivo de tal organização, ou pessoa, existir e atuar daquela maneira, guiado pelos seus objetivos, resumidos na visĆ£o e na missĆ£o. Um bom propósito inspira e orienta uma vida. Objetivos, como jĆ” explicados, sĆ£o pontos bem determinados de onde se quer chegar ou o que se quer alcanƧar, eles servem como guias e, ao serem conquistados, devem ser substituĆdos por novos. E as metas, jĆ” bem detalhadas, sĆ£o definiƧƵes de aƧƵes especĆficas e detalhadas que te levam a alcanƧar seus objetivos.
Deu para entender? Ou ficou difĆcil? Vamos resumir de forma simples:
Objetivos: diretos e pontuais, definem o desejo do ponto de chegada. Por exemplo perder peso, comprar uma casa, guardar dinheiro para uma viagem, ou ainda duplicar as vendas ou aumentar o investimento em marketing, no caso de empresas.
Metas: plano de ação para se alcanƧar seus objetivos, necessitam de algumas caracterĆsticas essenciais para se tornarem boas, como explicado nesse post. Por exemplo perder x quilos em y dias ou investir x% ao longo de y meses em tal campanha.
VisĆ£o: Ć© a sĆntese dos principais objetivos da empresa em uma frase clara e inspiradora. Geralmente comeƧam com: ser uma empresa referĆŖncia em .... ou ser a maior empresa no setor tal.
Missão: é o resumo das ações da empresa que a fazem alcançar sua visão. Normalmente envolvem vÔrios verbos de ação, como: contribuir, preservar, melhorar, e também adjetivos, por exemplo: inovadora, competitiva, engajada e outros.
Propósito: é o conjunto de motivos que fazem com que uma empresa ou uma pessoa aja de certa maneira e que contribuem para alcançar os objetivos. Além disso, envolve também quais os impactos, ou seja, qual o legado, que se deseja promover. Exemplos: emocionar as populações com suas músicas, se conectar com as pessoas ajudando-as na sua autoestima ou impactar a sociedade com projetos inovadores de desenvolvimento sustentÔvel.
Acho que assim deu para entender como é profundo e sublime o significado de propósito. E também aposto que ficou com curiosidade de descobrir, ou elaborar, o seu próprio. Bem, venho te dizer que não é uma tarefa trivial, mas que tenho certeza de que te darÔ mais motivação na sua vida. Afinal buscar empregos, relacionamentos e até hobbies alinhados com seu propósito te deixarÔ muito mais realizado consigo mesmo.
Então, para identificar seus motivos, e construir seu propósito, é necessÔrio AUTOCONHECIMENTO! à claro! Uma vez que propósito estÔ relacionado ao que te move, você precisa primeiramente saber essa resposta. Felizmente trouxe dicas para te ajudar, existe uma importante ferramenta que é o Ikigai. O nome japonês é um conceito que significa: "a razão para viver", mais especificamente "iki" significa "ter uma vida" e "gai" "em harmonia com seus desejos e expectativas".
Esse mĆ©todo de autoconhecimento aborda diversas Ć”reas e interseƧƵes da vida pessoal e profissional. Ele consiste em uma mandala formada por quatro cĆrculos que se sobrepƵe: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer e o que o mundo precisa. A interseção dos quatro consiste no próprio Ikigai. Com a mandala pronta Ć© mais fĆ”cil refletir sobre como alinhar suas aspiraƧƵes pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.
Para construir a sua Ć© muito simples, comece listando coisas para cada um dos quatro itens. Ainda nĆ£o os coloque nos cĆrculos, apenas pense em tudo que responde cada um. Uma dica Ć© fazer um por dia, ou em momentos diferentes, para vocĆŖ conseguir dar total atenção a cada cĆrculo para elencar o mĆ”ximo de caracterĆsticas pessoais. Tenha muita sinceridade na hora de responder Ć s quatro perguntas:
O que vocĆŖ ama?Ā Liste tudo aquilo que vocĆŖ tem prazer em fazer, tudo que te deixa feliz. NĆ£o deixe nada de fora, quanto maior a lista, melhor, pode incluir objetos, atividades, pessoasā¦
No que vocĆŖ Ć© bom?Ā Coloque no papel tudo aquilo que vocĆŖ considera que faz muito bem, tudo que vocĆŖ Ć© reconhecido por ter um bom domĆnio sobre. NĆ£o deixe nenhum talento de fora.
O que vocĆŖ pode ser pago para fazer?Ā Analise as duas listas anteriores e tente identificar onde o seu potencial pode ser desenvolvido de forma que seja possĆvel gerar ganho financeiro. Seja criativo!
O mundo precisa de que? Em qual âmbito você considera que o mundo estÔ mais carente e como você pode ajudar a mudar essa realidade. Faça essa anÔlise, não precisa ser nada extraordinÔrio.
Feita a listagem Ć© hora de inserir na mandala, passe palavra por palavra e veja se ela se encaixa nas interseƧƵes ou em apenas um cĆrculo. Uma vez que esteja montado, nada te impede de voltar e atualizar uma lista, ou modificar tambĆ©m os conteĆŗdos dos cĆrculos. Com a disposição visual Ć© fĆ”cil identificar atividades que preenchem os 4 requisitos e que, portanto, sĆ£o importantes de estarem presentes no seu propósito e serem foco para sua vida. Vamos as explicaƧƵes de cada interseção:

Tenho certeza de que o processo de elaboração do seu Ikigai vai ser de grande autoconhecimento e esclarecimento de questões acerca de seu propósito. Você jÔ pensou em fazer o seu?