top of page

Como definir seu propósito?

  • Foto do escritor: BĆ”rbara BarnabĆ©
    BƔrbara BarnabƩ
  • 8 de nov. de 2020
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de abr. de 2021

Você jÔ deve ter ouvido falar no propósito de uma empresa. Assim como na missão e na visão. E você pode ter se perguntando o que essas três palavras significam, também qual a diferença para metas e objetivos. Apesar de significados, de certa forma, parecidos, cada uma das cinco palavras representam coisas distintas.


ree

Mesmo não sendo o foco aqui, vou começar explicando o que é missão e visão. Esses dois termos são comumente usados em empresas, ou outro tipo de organizações. O último se refere ao lugar que se deseja conquistar, o que quer ser no futuro, onde pretende chegar, é literalmente onde se vê em algum tempo de forma resumida. JÔ o primeiro envolve as ações que te levam até sua visão, é definido pelo como se pode alcançar e é, dessa forma, o que fornece a diretriz de atuação. Ambos são pautados nos valores da empresa.

Propósito, por outro lado, é muito mais amplo, ele engloba ambos os termos, ele pode ser traduzido no motivo de tal organização, ou pessoa, existir e atuar daquela maneira, guiado pelos seus objetivos, resumidos na visão e na missão. Um bom propósito inspira e orienta uma vida. Objetivos, como jÔ explicados, são pontos bem determinados de onde se quer chegar ou o que se quer alcançar, eles servem como guias e, ao serem conquistados, devem ser substituídos por novos. E as metas, jÔ bem detalhadas, são definições de ações específicas e detalhadas que te levam a alcançar seus objetivos.


Deu para entender? Ou ficou difĆ­cil? Vamos resumir de forma simples:

  • Objetivos: diretos e pontuais, definem o desejo do ponto de chegada. Por exemplo perder peso, comprar uma casa, guardar dinheiro para uma viagem, ou ainda duplicar as vendas ou aumentar o investimento em marketing, no caso de empresas.

  • Metas: plano de ação para se alcanƧar seus objetivos, necessitam de algumas caracterĆ­sticas essenciais para se tornarem boas, como explicado nesse post. Por exemplo perder x quilos em y dias ou investir x% ao longo de y meses em tal campanha.

  • VisĆ£o: Ć© a sĆ­ntese dos principais objetivos da empresa em uma frase clara e inspiradora. Geralmente comeƧam com: ser uma empresa referĆŖncia em .... ou ser a maior empresa no setor tal.

  • MissĆ£o: Ć© o resumo das aƧƵes da empresa que a fazem alcanƧar sua visĆ£o. Normalmente envolvem vĆ”rios verbos de ação, como: contribuir, preservar, melhorar, e tambĆ©m adjetivos, por exemplo: inovadora, competitiva, engajada e outros.

  • Propósito: Ć© o conjunto de motivos que fazem com que uma empresa ou uma pessoa aja de certa maneira e que contribuem para alcanƧar os objetivos. AlĆ©m disso, envolve tambĆ©m quais os impactos, ou seja, qual o legado, que se deseja promover. Exemplos: emocionar as populaƧƵes com suas mĆŗsicas, se conectar com as pessoas ajudando-as na sua autoestima ou impactar a sociedade com projetos inovadores de desenvolvimento sustentĆ”vel.

Acho que assim deu para entender como é profundo e sublime o significado de propósito. E também aposto que ficou com curiosidade de descobrir, ou elaborar, o seu próprio. Bem, venho te dizer que não é uma tarefa trivial, mas que tenho certeza de que te darÔ mais motivação na sua vida. Afinal buscar empregos, relacionamentos e até hobbies alinhados com seu propósito te deixarÔ muito mais realizado consigo mesmo.

EntĆ£o, para identificar seus motivos, e construir seu propósito, Ć© necessĆ”rio AUTOCONHECIMENTO! Ɖ claro! Uma vez que propósito estĆ” relacionado ao que te move, vocĆŖ precisa primeiramente saber essa resposta. Felizmente trouxe dicas para te ajudar, existe uma importante ferramenta que Ć© o Ikigai. O nome japonĆŖs Ć© um conceito que significa: "a razĆ£o para viver", mais especificamente "iki" significa "ter uma vida" e "gai" "em harmonia com seus desejos e expectativas".

Esse método de autoconhecimento aborda diversas Ôreas e interseções da vida pessoal e profissional. Ele consiste em uma mandala formada por quatro círculos que se sobrepõe: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer e o que o mundo precisa. A interseção dos quatro consiste no próprio Ikigai. Com a mandala pronta é mais fÔcil refletir sobre como alinhar suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.

Para construir a sua é muito simples, comece listando coisas para cada um dos quatro itens. Ainda não os coloque nos círculos, apenas pense em tudo que responde cada um. Uma dica é fazer um por dia, ou em momentos diferentes, para você conseguir dar total atenção a cada círculo para elencar o mÔximo de características pessoais. Tenha muita sinceridade na hora de responder às quatro perguntas:

  1. O que vocĆŖ ama?Ā Liste tudo aquilo que vocĆŖ tem prazer em fazer, tudo que te deixa feliz. NĆ£o deixe nada de fora, quanto maior a lista, melhor, pode incluir objetos, atividades, pessoas…

  2. No que vocĆŖ Ć© bom?Ā Coloque no papel tudo aquilo que vocĆŖ considera que faz muito bem, tudo que vocĆŖ Ć© reconhecido por ter um bom domĆ­nio sobre. NĆ£o deixe nenhum talento de fora.

  3. O que vocĆŖ pode ser pago para fazer?Ā Analise as duas listas anteriores e tente identificar onde o seu potencial pode ser desenvolvido de forma que seja possĆ­vel gerar ganho financeiro. Seja criativo!

  4. O mundo precisa de que? Em qual âmbito você considera que o mundo estÔ mais carente e como você pode ajudar a mudar essa realidade. Faça essa anÔlise, não precisa ser nada extraordinÔrio.

Feita a listagem é hora de inserir na mandala, passe palavra por palavra e veja se ela se encaixa nas interseções ou em apenas um círculo. Uma vez que esteja montado, nada te impede de voltar e atualizar uma lista, ou modificar também os conteúdos dos círculos. Com a disposição visual é fÔcil identificar atividades que preenchem os 4 requisitos e que, portanto, são importantes de estarem presentes no seu propósito e serem foco para sua vida. Vamos as explicações de cada interseção:


ree

Tenho certeza de que o processo de elaboração do seu Ikigai vai ser de grande autoconhecimento e esclarecimento de questões acerca de seu propósito. Você jÔ pensou em fazer o seu?



Ā 
Ā 
Ā 

©2024 por Ser de Maestria. Produzido por Bárbara Barnabé.

bottom of page