Você já deve ter ouvido falar no propósito de uma empresa. Assim como na missão e na visão. E você pode ter se perguntando o que essas três palavras significam, também qual a diferença para metas e objetivos. Apesar de significados, de certa forma, parecidos, cada uma das cinco palavras representam coisas distintas.

Mesmo não sendo o foco aqui, vou começar explicando o que é missão e visão. Esses dois termos são comumente usados em empresas, ou outro tipo de organizações. O último se refere ao lugar que se deseja conquistar, o que quer ser no futuro, onde pretende chegar, é literalmente onde se vê em algum tempo de forma resumida. Já o primeiro envolve as ações que te levam até sua visão, é definido pelo como se pode alcançar e é, dessa forma, o que fornece a diretriz de atuação. Ambos são pautados nos valores da empresa.
Propósito, por outro lado, é muito mais amplo, ele engloba ambos os termos, ele pode ser traduzido no motivo de tal organização, ou pessoa, existir e atuar daquela maneira, guiado pelos seus objetivos, resumidos na visão e na missão. Um bom propósito inspira e orienta uma vida. Objetivos, como já explicados, são pontos bem determinados de onde se quer chegar ou o que se quer alcançar, eles servem como guias e, ao serem conquistados, devem ser substituídos por novos. E as metas, já bem detalhadas, são definições de ações específicas e detalhadas que te levam a alcançar seus objetivos.
Deu para entender? Ou ficou difícil? Vamos resumir de forma simples:
Objetivos: diretos e pontuais, definem o desejo do ponto de chegada. Por exemplo perder peso, comprar uma casa, guardar dinheiro para uma viagem, ou ainda duplicar as vendas ou aumentar o investimento em marketing, no caso de empresas.
Metas: plano de ação para se alcançar seus objetivos, necessitam de algumas características essenciais para se tornarem boas, como explicado nesse post. Por exemplo perder x quilos em y dias ou investir x% ao longo de y meses em tal campanha.
Visão: é a síntese dos principais objetivos da empresa em uma frase clara e inspiradora. Geralmente começam com: ser uma empresa referência em .... ou ser a maior empresa no setor tal.
Missão: é o resumo das ações da empresa que a fazem alcançar sua visão. Normalmente envolvem vários verbos de ação, como: contribuir, preservar, melhorar, e também adjetivos, por exemplo: inovadora, competitiva, engajada e outros.
Propósito: é o conjunto de motivos que fazem com que uma empresa ou uma pessoa aja de certa maneira e que contribuem para alcançar os objetivos. Além disso, envolve também quais os impactos, ou seja, qual o legado, que se deseja promover. Exemplos: emocionar as populações com suas músicas, se conectar com as pessoas ajudando-as na sua autoestima ou impactar a sociedade com projetos inovadores de desenvolvimento sustentável.
Acho que assim deu para entender como é profundo e sublime o significado de propósito. E também aposto que ficou com curiosidade de descobrir, ou elaborar, o seu próprio. Bem, venho te dizer que não é uma tarefa trivial, mas que tenho certeza de que te dará mais motivação na sua vida. Afinal buscar empregos, relacionamentos e até hobbies alinhados com seu propósito te deixará muito mais realizado consigo mesmo.
Então, para identificar seus motivos, e construir seu propósito, é necessário AUTOCONHECIMENTO! É claro! Uma vez que propósito está relacionado ao que te move, você precisa primeiramente saber essa resposta. Felizmente trouxe dicas para te ajudar, existe uma importante ferramenta que é o Ikigai. O nome japonês é um conceito que significa: "a razão para viver", mais especificamente "iki" significa "ter uma vida" e "gai" "em harmonia com seus desejos e expectativas".
Esse método de autoconhecimento aborda diversas áreas e interseções da vida pessoal e profissional. Ele consiste em uma mandala formada por quatro círculos que se sobrepõe: o que amo fazer, o que posso fazer bem, o que posso ser pago para fazer e o que o mundo precisa. A interseção dos quatro consiste no próprio Ikigai. Com a mandala pronta é mais fácil refletir sobre como alinhar suas aspirações pessoais e profissionais, seus valores e oportunidades de trabalho.
Para construir a sua é muito simples, comece listando coisas para cada um dos quatro itens. Ainda não os coloque nos círculos, apenas pense em tudo que responde cada um. Uma dica é fazer um por dia, ou em momentos diferentes, para você conseguir dar total atenção a cada círculo para elencar o máximo de características pessoais. Tenha muita sinceridade na hora de responder às quatro perguntas:
O que você ama? Liste tudo aquilo que você tem prazer em fazer, tudo que te deixa feliz. Não deixe nada de fora, quanto maior a lista, melhor, pode incluir objetos, atividades, pessoas…
No que você é bom? Coloque no papel tudo aquilo que você considera que faz muito bem, tudo que você é reconhecido por ter um bom domínio sobre. Não deixe nenhum talento de fora.
O que você pode ser pago para fazer? Analise as duas listas anteriores e tente identificar onde o seu potencial pode ser desenvolvido de forma que seja possível gerar ganho financeiro. Seja criativo!
O mundo precisa de que? Em qual âmbito você considera que o mundo está mais carente e como você pode ajudar a mudar essa realidade. Faça essa análise, não precisa ser nada extraordinário.
Feita a listagem é hora de inserir na mandala, passe palavra por palavra e veja se ela se encaixa nas interseções ou em apenas um círculo. Uma vez que esteja montado, nada te impede de voltar e atualizar uma lista, ou modificar também os conteúdos dos círculos. Com a disposição visual é fácil identificar atividades que preenchem os 4 requisitos e que, portanto, são importantes de estarem presentes no seu propósito e serem foco para sua vida. Vamos as explicações de cada interseção:

Tenho certeza de que o processo de elaboração do seu Ikigai vai ser de grande autoconhecimento e esclarecimento de questões acerca de seu propósito. Você já pensou em fazer o seu?
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