How to use LinkedIn?
A famosa rede social profissional, o LinkedIn, foi lançada em 2003 e hoje é uma das principais plataformas para encontrar empregos e se conectar profissionalmente. A ideia surgiu em uma conversa informal entre os amigos Reid Hoffman, Allen Blue, Jean-Luc Vaillant, Eric Ly e Konstantin Guericke ao pensarem no conceito de uma rede profissional online.
Dia 5 de Maio de 2003 o aplicativo vai ao ar com 350 convidades conhecidos dos fundadores. Em apenas 1 mês já alcança 4500 inscritos e em 1 ano 1 milhão de cadastros. Em 2007 a companhia passa por uma grande mudança, ganha um novo CEO, e se aproxima de como conhecemos hoje, isso provoca um impulsionamento no seu crescimento. Atualmente já são mais de 500 milhões de pessoas usando o LinkedIn.
Na plataforma é possível encontrar um emprego, achar um colaborador para sua empresa, ampliar seu networking, compartilhar experiências profissionais, fortalecer a sua imagem e ficar por dentro do que acontece no mundo dos negócios. Ademais, por ser internacional, o Linkedin pode te conectar com profissionais do mundo inteiro. Ela se assemelha a qualquer outra rede social, com a única diferença que seu foco é profissional e não de entretenimento.
O Brasil é o terceiro país com mais usuários, cerca de 30 milhões, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. Mesmo assim, apenas 27,1% dos brasileiros se preocupam em trocar a foto de perfil com frequência nesta rede (isso quando tem foto). Nós somos o povo mais preocupado do mundo com o que os colegas de trabalho pensam a respeito do que postamos nas redes sociais. E somos o segundo povo que mais mistura contatos pessoais e profissionais nas redes sociais.
Este aplicativo é tão importante que, de acordo com pesquisas, mais de 31,3% das empresas brasileiras afirmaram não contratar alguém que não possua conta no Linkedin. Já que passamos tanto tempo nas redes sociais, por que não usar uma para se manter atualizado sobre as novidades da sua área de atuação e absorver conteúdos relevantes para o seu desenvolvimento, de forma a agregar conhecimento e impulsionar a sua carreira?
Assim como outras redes sociais, o LinkedIn se faz a partir de conexões e interações, logo é bem interessante que você mantenha seu perfil ativo, tanto com postagens quanto com o uso do chat. Inclusive as "amizades" no aplicativo são chamadas de conexões, assim 1ª conexão são seus amigos, pessoas que você segue, 2ª conexão são seus conhecidos, ou seja, amigos de amigos, e 3ª conexão são os desconhecidos, pessoas que não tem nenhuma relação com você.
A primeira e mais importante coisa a se fazer é completar o seu perfil. O próprio LinkedIn te ajuda nessa etapa, indicando o que deve preencher até ter um perfil campeão. Comece colocando uma foto, profissional claro, tem empresas que não contratam pessoas sem foto. A foto de capa também é um diferencial e pode ser usada para transmitir melhor sua personalidade ou seus interesses. Trocar a capa é simples e se destaca da maioria que mantem o fundo azul do LinkedIn.
O segundo aspecto essencial é seu título, que é uma pequena descrição que aparece logo abaixo do seu nome (este deve conter pelo menos um sobrenome que te diferencie). Nesse campo é necessário que você use palavras chaves, pois é o que aparece nas pesquisas dos recrutadores, por isso selecione bem sua área de atuação, seu cargo, suas habilidades ou com o que você deseja trabalhar, por favor não coloque "em busca de uma oportunidade", ninguém pesquisa isso.
Tão essencial quanto é o resumo do "sobre", seção que vem logo abaixo e te permite descrever experiências, interesses, qualificações e o que mais você quiser contar sobre sua vida profissional. Priorize o que você deseja falar e mantenha esse campo atrativo e completo, quanto mais informações relevantes você conseguir colocar melhor para o recrutador que abrir seu perfil. Como complemento não deixe de preencher sua cidade.
Por último, mas não menos importante, vem o histórico profissional com suas experiências, formações, certificações e voluntariados. Complete todos os campos adequadamente indicando a duração, a empresa e descrevendo sucintamente suas atividades desempenhadas, assim como os resultados obtidos. Também há um espaço para conquistas que quiser ressaltar, como patentes, prêmios, cursos, projetos, idiomas, entre outros.
No fim ainda tem um campo para competências, onde existe um limite máximo, e é onde aparece as recomendações, tanto dadas quanto recebidas. Coloque pelo menos 5 competências e peça para seus amigos as validarem (seja honesto, óbvio!). O mesmo vale para recomendações, peça para pessoas que tenham trabalhado com você, e retribua realizando recomendações para os outros também. Ainda existe a opção de fazer teste no LinkedIn para comprovar uma habilidade.
Com um perfil bem estruturado é só começar a interagir e a publicar postagens, artigos, certificados, etc. Os mais relevantes deles você pode deixar em destaque no seu perfil para serem facilmente localizados. Uma última dica adicional é alterar o link do seu perfil de modo a remover os números desnecessários que aparecem, assim fica mais profissional compartilhar seu link. Tem ainda o Social Sales Index, mas você vai precisar abrir o PDF para descobrir:
Não é tão difícil assim construir sua imagem profissional, não é mesmo? Não deixe de conferir o PDF com o checklist de itens de um perfil campeão e dicas adicionais!