
What is being a leader?
O que é liderança para você? É a habilidade da pessoa que toma iniciativa e guia os outros em direção a um objetivo em comum? É quem faz junto com a equipe gerenciando as funções? Na verdade a competência de liderança vai muito além, inclusive seu significado evolui continuamente junto com a sociedade.
O líder é em resumo um agente de mudanças, uma pessoa capaz de impactar a realidade de todos através do seu protagonismo e da execução. Para isso é preciso uma elevada inteligência emocional, para saber controlar suas emoções e interpretar as dos outros, e um exímio relacionamento interpessoal, que favorece a convivência e a comunicação. Por isso é uma habilidade tão valorizada.
A autoliderança, ou seja, ser capaz de motivar a si mesmo, é a primeira característica de um líder, dessa forma ele consegue moldar o futuro que quiser. Alguém que é capaz de criar e seguir seu próprio direcionamento, seja de vida ou de carreira, colocando-se em um caminho que lhe traga satisfação pessoal, gere resultados concretos e tenha impacto positivo é alguém que se destaca em qualquer setor de atuação.
Somando à capacidade de se importar com as pessoas e saber despertar o que há de melhor nelas, forma-se um bom líder. Uma liderança inspiradora é capaz de desenvolver, engajar e motivar a si e aos colaboradores, influenciando na produtividade da equipe. Para isso, o gestor deve apresentar comportamentos e atitudes, principalmente dessas 5 formas:
1- Com coerência: tendo sua fala e seus atos sempre alinhados, afinal é uma referência;
2- Compartilhando o que sabe: tanto conhecimentos quanto experiências, mostrando como melhorar nas entregas e no relacionamento profissional;
3- Se automotivando: apresentando disponibilidade, animação, positividade e engajamento independente das circunstâncias e dos desafios;
4- Reconhecendo: ao prestar atenção e acompanhar a evolução do seu time;
5- Dando bons exemplos: apresentando comportamentos éticos e íntegros em todas as situações.
O que diferencia de fato um líder é, principalmente, a sua maneira de pensar e ver o mundo e sua capacidade de executar e se responsabilizar por suas ações. Na psicologia é chamado de locus de controle o que determina como a pessoa encara e reage aos acontecimentos da vida.
Quem tem locus externo de controle procura respostas do lado de fora. A pessoa culpa pelo que aconteceu consigo a sorte ou o azar, os imprevistos ou a chance, e por aí vai. Dessa forma, ela é o coadjuvante da sua própria história.
Por outro lado, as pessoas com locus interno de controle associam o que acontece ao seu próprio esforço, mérito e competência, pensando no que podem fazer para modificar a situação. Logo, este locus fortalecido reforça o protagonismo, a capacidade executora, o sentimento de dono e, consequentemente, a liderança.
Portanto, para desenvolver essa habilidade é necessária uma mudança de mindset para ter mais autoresponsabilidade pelas suas ações e consequências. Conheça as 11 principais características positivas de um líder e busque aprimorá-las em você:
-
Entender a importância de anotar: identificar onde você está e onde quer chegar é o primeiro passo para definir como percorrer esse trajeto de forma mais clara, lógica e concreta.
-
Ter visão de futuro: a liderança não pode se preocupar apenas com o presente. Por isso, líderes precisam saber para onde a equipe está indo e ter suas ações são focadas nesse propósito.
-
Elaborar o plano de ação do princípio: este é como um mapa cronológico para a conquista de objetivos. Ele precisa ser estipulado antes de colocar de fato a mão na massa.
-
Conseguir estratificar: ou seja, quebrar as grandes tarefas em passos menores, que deixam o objetivo mais factível. Podem ser tanto cumulativas quanto simultâneas.
-
Saber medir seu progresso: um aspecto vital para não perder a motivação e conseguir adaptar o plano inicial às novas situações que aparecem ao longo da jornada.
-
Manter a positividade: achar o lado bom das situações do dia a dia. Mesmo frente a desafios e falhas, encontrar maneiras de se superar, sempre procurando uma luz no fim do túnel.
-
Apreciar os outros: essencial para deixar a equipe se sentido valorizada, satisfeita e inspirada. Gestos de gratidão auxiliam no sentimento de que seu trabalho vale a pena.
-
Oferecer feedback: de forma inspiradora para os outros. Deve ser uma troca, necessitando de saber ouvir e encorajar as pessoas a dividirem suas opiniões e impressões de forma construtiva.
-
Saber se comunicar: essa é a principal habilidade de líderes. Saber passar ideias, ordens e tarefas de forma efetiva, sem criar ruídos e sentimentos equivocados.
-
Transmitir confiança: outra característica essencial e que é construída aos poucos, deve ser mútua e baseada na honestidade e na integridade.
-
Inspirar: estabelecer uma motivação própria e nos outros para acreditarem no propósito da empresa e entenderem como seu trabalho tem importância no mundo.
Um bom líder não se preocupa com seu status ou sua fama. Ele foca no que pode criar, melhorar e em como motivar os outros diariamente. Ser líder é muito mais do que saber motivar, é conseguir inspirar! São conhecidos 7 níveis de liderança que exigem diferentes habilidade, nos quais uma pessoa passa ao longo da vida profissional até chegar nos cargos mais altos:
-
gestor de si: executa suas próprias tarefas da melhor maneira possível;
-
gestor de outros: planeja o trabalho, atribui tarefas, motiva, treina e mensura as atividades dos outros;
-
gestor de líderes: começa a se preocupar com questões estratégicas, como selecionar novos líderes, além de atribuir trabalho gerencial a eles, mensurando seu progresso e orientando-os;
-
gestor funcional: adota uma perspectiva ampla e de longo prazo, especialmente aplicada à sua própria função. Ainda necessita o desenvolvimento da comunicação;
-
gestor de negócios: se torna responsável pelos resultados financeiros e possui uma autonomia significativa. É essencial ter boa administração do tempo e bom conhecimento dos valores;
-
gestor de grupo: valoriza o sucesso do negócios dos outros, inspirando-os e apoiando-os. Necessita de uma perspectiva global, considerando as complexidades ao administrar múltiplos negócios;
-
gestor corporativo: mais focado em valores do que em habilidades. Precisa definir uma direção e desenvolver mecanismos operacionais para desempenhar uma estratégia de longo prazo.
O trabalho de um líder não é apenas motivar, mas também inspirar. Ao praticar a liderança inspiradora, empresas podem alcançar um novo patamar de produtividade: pessoas inspiradas são duas vezes mais produtivas do que as que estão somente satisfeitas. Além disso, você passa a contar com colaboradores que acreditam em seus valores e no potencial do negócio.
Tudo começa com o porquê. Essa é a principal lição da palestra mundialmente famosa do consultor e autor Simon Sinek. Ele explica que empresas de sucesso não são famosas pelo que fazem, mas pelo motivo que fazem.
Qual característica dos líderes você considera a mais importante? A liderança é um de seus pontos fortes? Gostaria de aprimorá-la?